Destaque Suspeita de fraude adia exame de recorrência de Física na cidade de...

Suspeita de fraude adia exame de recorrência de Física na cidade de Maputo

A suspeita de fraude obrigou ao adiamento do exame de Física da 12ª classe em todas escolas da cidade de Maputo. Inconformados com a decisão, alguns alunos da Escola Secundária Josina Machel foram ao Ministério da Educação exigir explicações.

Falharam na primeira época mas como o sistema de educação permite, sobrava-lhes uma outra oportunidade de concluir a 12ª classe, fazendo o exame de segunda época, mas voltaram a falhar.

Diferentemente da primeira, na segunda falha não se deveu a reprovação nos exames, muito pelo contrário. Os alunos da 12ª que pretendiam fazer exame de física nesta segunda-feira foram impedidos de o fazer em todas escolas da cidade de Maputo devido a suspeita de fraude.

“O nosso exame de Física foi anulado sem nenhuma explicação” começou por dizer um estudante que não quis se identificar, tendo depois acrescentado que, “foram praticamente escorraçados da sala de exame”.

Mas há mais aspectos que inquietavam este estudante. “Já estávamos com as folhas de respostas, já tínhamos os rascunhos, mas do nada o director apareceu e ordenou que não abríssemos os exames” concluiu.

E porque os alunos ficaram com a sensação de que este foi um assunto isolado, alguns deles questionavam “porque é que apenas foi interrompido o exame que se realizava na Escola Secundaria da Manhanga?”

Uma pergunta que mereceu a atenção do Ministério da Educação e Desenvolvimento humano (MINED), através do Inspetor-geral da instituição, Abel Assige, que garantiu que o cancelamento do exame ocorreu em todas as escolas do ensino geral na cidade de Maputo.

O Inspetor-geral de educação e Desenvolvimento Humano foi mais fundo ao explicar que a decisão de cancelamento surgiu da “suspeita de que alguns alunos já teriam acedido ao exame” antes da sua realização, ou seja, de forma fraudulenta.

Apurou-se que, a principal causa do adiamento se deveu ao facto de uma aluna da Escola Secundária Josina Machel ter sido encontrada durante a habitual vistoria, com as respostas do exame em questão (de Física).

Questionamos sobre a prova física encontrada no âmbito das verificações o inspector foi perentório “não encontramos uma folha de exame como tal, apenas temos indícios, provas físicas não” disse.

Sobre este facto, o director daquela escola não quis se pronunciar alegando que existem instancias hierarquicamente acima de si, que por via disso, detém maior autoridade para explicar o assunto.

A realização do exame de Física da segunda época ainda não tem data marcada, mas tudo indica que será ainda esta semana.

Desde 2014 que se registam com frequência fraudes nos exames do ensino primário e secundário no país.

O País