Destaque Descobertas 1.026 pontas de marfim em Camboja vindos de Moçambique

Descobertas 1.026 pontas de marfim em Camboja vindos de Moçambique

As autoridades do Camboja descobriram 1.026 pontas de marfim, pesando 3,2 toneladas, escondidas num contentor que chegou ao porto de Phnom Penh ido de Moçambique.

Esta apreensão é a maior de sempre de troféus da caça ilegal naquele país da Ásia pois supera outra que aconteceu em Dezembro de 2016 também de dentes de elefantes, foram 1,3 toneladas traficadas a partir dos portos do nosso país.

“Os dentes de elefantes estavam escondidos num contentor que transportava mármore e chegou ao porto no ano passado proveniente de Moçambique” afirmou a jornalistas neste domingo(16) Sun Chhay, director das Alfândegas no porto de Phnom Penh.

São no total 1,026 pontas de marfim apreendidas que correspondem a pelo menos 513 elefantes assassinados e que têm um valor de 500 mil a 1 milhão de dólares por tonelada nos mercados ilegais da Ásia.

Não é certo que todos elefantes tenham sido abatidos ilegalmente em Moçambique no entanto o @Verdade revelou que durante o ano passado pelo menos 356 paquidermes foram mortos na Reserva Nacional do Niassa onde a caça só reduziu depois que efectivos da Unidade de Intervenção Rápida foram colocados nesta que é a maior área protegida do nosso país.

As autoridades do Camboja não revelaram qual o destino final do contentor no entanto o histórico indica que o país é usado como entreposto de troféu da caça ilegal que têm como destino final a China e o Vietmane.

Em Abril passado as Alfândegas de Moçambique apreenderam no Terminal Internacional Marítimo de Maputo 867 pontas de marfim, pesando cerca de 3 toneladas, escondidas em contentores de material plástico reciclável que tinham como destino o Camboja.

No entanto estando as explorações de mármores no nosso localizadas na província de Cabo Delgado e com a revelação, em Julho de 2017, que por parte de traficantes chineses oriundos da cidade de Shuidong, que dominavam o tráfico ilegal de marfim do nosso continente para a Ásia, que era mais fácil operarem pelo porto de Pemba porque “todos estão comprados”, é muito provável que esse seja o local de partida de mais estes troféus da caça ilegal.

@Verdade