Internacional Antigo advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Antigo advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen foi sentenciado por crimes que incluem evasão fiscal e o pagamento de dinheiro para silenciar mulheres que pudessem comprometer a campanha de Trump às presidenciais de 2016.

Michael Cohen, o ex-advogado de Donald Trump, foi condenado esta quarta-feira a três anos de prisão, avança a BBC. Cohen foi sentenciado por oito crimes que incluem evasão fiscal, mentir ao Congresso e o pagamento ilícito de dinheiro para silenciar duas mulheres que representassem uma ameaça na corrida às presidenciais de 2016. Esta é a pena mais dura no processo que investiga a ingerência russa nas eleições de 2016.

O juiz William H. Pauley III recusou os argumentos dos advogados de Michael Cohen de que este deveria evitar uma pena de prisão por ter cooperado em múltiplas investigações federais que envolvem o presidente norte-americano. O juiz referiu que merece uma punição exemplar.

Cohen foi condenado por defraudar o estado norte-americano em 1,4 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros) e por enganar o Congresso relativamente às conversas que manteve com russos a propósito do projeto de um arranha-céus Trump em Moscovo.

Se em tempos Michael Cohen disse que estava disposto a levar uma bala por Donald Trump, isso mudou com o avançar da investigação liderada pelo procurador-especial Robert Mueller à ingerência russa nas presidenciais de 2016.

Nas suas declarações em tribunal, Cohen assumiu a sua responsabilidade. “Recentemente o presidente tweetou que eu era fraco e isso está correto, mas por uma razão muito diferente daquela que ele sugeria. Foi porque vezes sem conta eu senti que era a minha obrigação cobrir as suas ações sujas”, disse o antigo advogado do presidente. “A história não vai recordar-me como o vilão deste caso”, acrescentou.

Trump tinha pedido uma dura sentença para Michael Cohen que diz ser um mentiroso.

Notícias ao Minuto