Destaque Filho de testemunha no caso Odebrecht morre envenenado

Filho de testemunha no caso Odebrecht morre envenenado

No momento em que apareceu na televisão da Colômbia para dizer que era vítima de uma perseguição na noite da última segunda-feira (12), Jorge Enrique Pizano já estava morto há quatro dias.

Ele deixou a um canal de TV entrevistas, gravações e documentos sobre pagamentos suspeitos na construção de uma estrada gerida por um consórcio ligado à Odebrecht que só deveriam ser divulgados em caso de morte ou se ele deixasse o país.

Nessa terça-feira (13/11), a Procuradoria-Geral colombiana, hoje chefiada pelo mesmo homem a quem Pizano relatou as suspeitas, e que à época era advogado do consórcio, anunciou a morte de Alejandro Pizano Ponce de Leon, filho de Jorge Enrique, que retornara ao país após a morte do pai, na semana passada.

Alejandro Pizano morreu depois de tomar um copo d’água na casa do pai. Segundo a autópsia, ele foi envenenado com cianureto de potássio. A presença do veneno na casa de Jorge Enrique Pizano levantou questionamentos sobre a morte do engenheiro, inicialmente apresentada como enfarte.

Segundo a vice-promotora-geral da Colômbia, María Paulina Riveros, o cianureto estava dentro de uma garrafa de água com gás que estava em uma escrivaninha do quarto do pai da vítima. Alejandro, que estava acompanhado de uma irmã, bebeu o líquido e, minutos depois, apresentou uma forte dor estomacal e morreu a caminho do hospital. Os investigadores colectaram a bebida para realizar as análises correspondentes e detectaram a presença da substância.

O director do Instituto de Medicina Legal e Ciência Forense, Carlos Valdés, afirmou que a causa da morte de Jorge Enrique Pizano também será analisada pelas autoridades. As mortes dos dois ocorreram semanas depois de um acidente de carro no Chile ter ferido gravemente Amparo Cerón Ojeda, procuradora que investiga o caso.

Agora, o caso recolocou o escândalo da Odebrecht no centro do debate político colombiano apenas 100 dias depois da posse do presidente Ivan Duque. A morte do pai e do filho também provocou pedidos de renúncia no Congresso do procurador-geral Néstor Humberto Martínez, no cargo desde 2016, que se declarou impedido de investigar denúncias relativas à construtora.

Pagamentos suspeitos

O procurador actuou como advogado da empresa Corficolombiana, sócia minoritária da Odebrecht na construção da chamada Ruta 2, estrada que liga o centro da Colômbia ao Caribe e subsidiária do Grupo Aval, uma das maiores empresas do país.

Como controlador contratado pela Corficolombiana, Pizano relatou a Martínez pagamentos suspeitos em contratos feitos na Colômbia e no exterior, mas segundo ele, o caso não foi levado adiante dentro da empresa. O contrato custou, ao todo, 2,5 bilhões dólares.

Pizano, que sofria de câncer linfático, morreu de enfarte em sua casa no dia 8 deste mês. Nos últimos meses, ele se dizia traído por Martínez depois que a Procuradoria abriu uma investigação relacionada a sua actuação como advogado da Empresa Acqueduto de Bogotá, em uma obra de saneamento em Tunjuelo.

O procurador diz que recebeu Pizano “como amigo” e encaminhou os documentos apresentados a por ele a seus superiores, mas que o próprio Pizano disse a época que não sabia com certeza que os pagamentos se tratavam de propina.

Metrópoles