Sociedade Telemóveis iluminam sessão de partos no Centro de Saúde de Ancuabe

Telemóveis iluminam sessão de partos no Centro de Saúde de Ancuabe

Parteiras do Centro de Saúde de Ancuabe, na província de Cabo Delgado, utilizam a luz de telemóveis para atender as mulheres durante o serviço de partos nocturnos, supostamente devido a falta de fundos do Orçamento do Estado para a compra de energia eléctrica.

A falta de energia no Centro de Saúde Ancuabe é um problema antigo, mas nos últimos tempos a situação tem sido frequente e está a deixar todos preocupados.

Para Risso Fernando, habitante de Ancuabe não é correcto que os técnicos de saúde tenham de usar a luz do telemóvel, por não ser apropriada, porque “pode acabar a carga dos próprios telefones” e prejudicar o trabalho.

O problema foi confirmado pela administradora do distrito, Lúcia Namashulua que disse que o Centro de saúde de Ancuabe tem ficado às escuras devido ao atraso no desembolso de fundos do Orçamento do Estado, no entanto, para minimizar o sofrimento da população, o governo do distrital, tem recorrido aos parceiros.
Entretanto, além do hospital, segundo administradora do distrito, muitas instituições do governo local, tem ficado frequentemente às escuras.

O País