Internacional Africa Isabel dos Santos questiona “estratégia” do Governo angolano

Isabel dos Santos questiona “estratégia” do Governo angolano

Afastada dos comandos da petrolífera estatal Sonangol, depois de o pai ter deixado a presidência de Angola, a filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos recorreu ao twitter para lançar farpas ao actual presidente do país.

Junto com uma imagem do preço do barril de petróleo nos mercados financeiros, Isabel dos Santos pergunta “qual a estratégia” do executivo para reverter a “profunda crise económica” em que Angola continua mergulhada.

O preço do barril”, destaca a empresária, “está a atingir a barra de 80 dólares por barril” e há “quase um ano” que o petróleo “está em alta”. Mas mesmo esses factores, fundamentais  não têm sido suficientes para puxar a economia angola para cima. “Angola está em recessão” e as empresas angolanas acumulam “perdas financeiras enormes”, assinala Isabel dos Santos. “Qual a estratégia?”, questiona-se.

No primeiro trimestre deste ano, a economia angolana arrecadou 8.350 milhões de dólares (6.800 milhões de euros), com uma produção abaixo do previsto mas com receitas acima daquilo que o Governo tinha fixado para esse mesmo período, devido ao elevado preço a que o barril estava a ser negociado (e que ainda era inferior ao actual). Entre Janeiro e Março, entraram mais 1,3 mil milhões de euros nos cofres do Estado.

Não é a primeira vez que a empresária recorre ao twitter para tentar pôr em cheque o Governo de João Lourenço. “Qual o investidor que vai entrar se não dão autorização aos actuais investidores estrangeiros para levarem os lucros em dólares”, questionou-se aquela que é considerada a mulher mais rica de África aquando de uma visita do presidente angolano a Bélgica e França.

Observador