Economia Estado perde USD 344 milhões em esquemas de contrabando de bebidas

Estado perde USD 344 milhões em esquemas de contrabando de bebidas

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O Estado moçambicano perdeu cerca de 344 milhões de dólares em 2017, resultante do contrabando de bebidas alcoólicas. Em África, Moçambique foi o segundo país africano com mais perdas, depois da Nigéria, revela um estudo apresentado hoje pela Euromonitor.

O Estado moçambicano não está a conseguir travar o contrabando de bebidas alcoólicas. Ao todo, são 344 milhões de dólares que o país perdeu no ano passado, menos dois milhões de dólares, em relação a Nigéria, que é o maior lesado nesse tipo de esquemas ilícitos em África, refere um estudo da Euromonitor.

Ainda segundo o estudo, o aumento de fuga ao fisco em Moçambique resulta, em grande parte, da subida do Imposto de Consumo Específico.

Face a esse cenário, o sector privado moçambicano representado pela CTA advoga que é preciso implementar uma estrutura tributária sustentável de modo a tornar os produtos legais mais acessíveis.

África do Sul, Zâmbia, Uganda fecham o top-5 dos países que obtiveram maior volume de perdas decorrentes do contrabando de bebidas alcoólicas, em particular, espirituosas no continente africano.

O País