Destaque Cabo Delgado: Homens armados incendeiam aldeia de Ilala

Cabo Delgado: Homens armados incendeiam aldeia de Ilala

Um grupo de homens armados incendiou a aldeia de Ilala, no meio do mato na província de Cabo Delgado, na noite de sexta-feira, disse à agência Lusa fonte das autoridades.

Um grupo desconhecido, com cerca de uma dezena de pessoas, entrou a pé na aldeia, pertencente ao posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, pelas 21h00, e começou a deitar combustível e a atear fogo às casas de construção precária. Toda a população fugiu e não houve vítimas, de acordo com relatos de residentes.

Segundo os mesmos relatos, dezenas de casas terão sido destruídas, e poucas escaparam ao fogo. O ataque aconteceu depois de um outro registado na quarta-feira, pelas 22:00, feito ao centro de saúde em construção numa outra aldeia da região, Malinde, situada junto à costa no distrito de Mocímboa da Praia, disse fonte das autoridades à Lusa.

Além dos danos materiais, não houve vítimas a registar. Povoações remotas da província de Cabo Delgado, situada entre 1.500 e 2.000 quilómetros a norte de Maputo, têm sido atacadas por desconhecidos, desde Outubro de 2017, provocando um número indeterminado de mortos, na ordem das dezenas, e um número ainda maior de deslocados.

Os grupos que têm atacado as aldeias nunca fizeram nenhuma reivindicação, nem deram a conhecer as suas intenções, mas investigadores sugerem que a violência está ligada a redes de tráfico de heroína, marfim, rubis e madeira.

Os ataques acontecem numa altura em que avançam os investimentos de companhias petrolíferas em gás natural na região, mas sem que até agora tenham entrado no perímetro reservado aos empreendimentos.

Folha de Maputo