Destaque Sócio maioritário do BCI fecha quase 70 balcões

Sócio maioritário do BCI fecha quase 70 balcões

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), sócio maioritário do moçambicano Banco Comercial e de Investimentos (BCI), vai fechar em breve cerca de 70 balcões em Portugal, a maioria dos quais até ao final deste mês de Junho, segundo a administração deste banco público português.

Serão encerramentos centrados essencialmente nos maiores centros urbanos do país, em especial na grande Lisboa, a capital portuguesa, e no grande Porto, no norte do país. A ideia é que todos estes encerramentos estejam concretizados até ao final do ano.

“Tal como a Caixa Geral de Depósitos, em diversas circunstâncias já afirmou publicamente, este ano serão encerrados cerca de 70 balcões, a maioria dos quais no final do presente mês de Junho”, diz o banco público em comunicado, mas sem se referir às implicações para os trabalhadores.

“As agências a encerrar foram objecto de análise e, além da sua actividade e resultado económico, foram tidas em consideração questões como as acessibilidades a outras agências da CGD e a mobilidade da população, resultando deste facto que a maioria das agências a encerrar se situe nos maiores centros urbanos do país, com destaque para a Grande Lisboa e o Grande Porto”, acrescenta o comunicado, citado pelo “Expresso”.

Além das presenças na grande Lisboa e no grande Porto, o banco diz que “optou por reduzir a sua presença nas maiores cidades, onde se tem acentuado a preferência dos clientes pelos serviços digitais em detrimento dos canais físicos, mantendo e até aumentando a presença dos seus gabinetes de empresas”.

O banco lembra que “o Plano Estratégico negociado com as autoridades europeias em 2016 prevê uma redução de cerca de 25 por cento do número de agências até ao final de 2020”. E que ‘o número de agências bancárias em Portugal se reduziu em 30 por cento ou 1901, desde 2011, e em Espanha o recuo foi de 11.649, no mesmo período. Apesar desta redução, Portugal continua a ser um dos países europeus com mais balcões per capita’.

A Caixa diz ainda que não tem havido impactos significativos na sua actividade devido a estes encerramentos. “A CGD tem vindo a efectuar estes encerramentos, assegurando a manutenção dos níveis de serviço aos seus clientes mantendo a sua rede de ATM e ATS e aumentando os serviços digitais, ao mesmo tempo que procura garantir a manutenção dos seus níveis de actividade. Nas agências que encerrou recentemente, a Caixa manteve mais de 95 por cento dos seus clientes, bem como os seus níveis de envolvimento”.

Segundo a AIM, a Caixa tinha 587 agências em 2017 e no final deste este ano ficará com cerca de 517.

Jornal Notícias