Destaque Quelimane: Cidadãos detidos na posse de 50 quilogramas de soruma

Quelimane: Cidadãos detidos na posse de 50 quilogramas de soruma

Dois indivíduos da cidade de Quelimane, província da Zambézia, estão a contas com as autoridades policiais, acusados de consumo e venda de drogas. Em sua posse foram confiscados 50 quilogramas cannabis sativa, vulgo soruma.

Segundo o Governo, grande da soruma consumida em Moçambique, por jovens com idade inferior a 30 anos e considerados os maiores consumidores, é traficada na Zambézia, de onde provém pelo menos 73% de desta droga.

Um dos visados, detidos na quarta esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Quelimane, confessou que se dedicava à venda de soruma, a qual adquiria no distrito de Mocuba.

“É a segunda vez” que tentava a sorte. O outro suspeito alegou que não sabe por que razão está preso, porque quando a Polícia se dirigiu à sua residência não achou droga. Pelo contrário, os agentes da lei e ordem apoderaram-se de “700 meticais e um telefone”.

Miguel Caetano, porta-voz da corporação naquele ponto do país, rebate as alegações dos indicados e disse que uma oura pequena quantidade do mesmo tipo de estupefaciente já tinha sido preparada para a venda.

Recorde-se que o “relatório anual sobre a evolução do trafico e consumo ilícito de drogas, referente ao ano de 2017”, apreciado em Abril último pelo Executivo – em sessão do Conselho de Ministros – indica que foram apreendidos 7.614.807 quilogramas de soruma, dos quais 73,39% na Zambézia.

Os homens são considerados os maiores consumidores, relativamente às mulheres.

@Verdade