Destaque Protestos contra embaixada dos EUA em Jerusalém já fazem derramar sangue

Protestos contra embaixada dos EUA em Jerusalém já fazem derramar sangue

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Vários palestinianos morreram e mais de 500 ficaram feridos em protestos junto à fronteira com Gaza contra a transferência da embaixada dos EUA de Telavive para Jerusalém. O número de vítimas mortais cifrar-se-á em mais de 30.

Na sequência de protestos contra a transferência da embaixada dos EUA em Jerusalém, cuja inauguração tem hoje lugar, de acordo com o Ministério da Saúde palestiniano em Gaza, Anas Qudieh, há pelo menos 16 mortos a lamentar. No entanto, avançam algumas agências noticiosas que o número de vítimas mortais poderá ascender a mais de 30, sendo ainda que mais de 500 pessoas terão ficado feridas.

Entretanto, o mais recente balanço oficial vem a confirmar a escalada do número de mortos para 37.

Milhares de palestinianos reuniram-se hoje em vários pontos da fronteira e pequenos grupos tentaram aproximar-se das barreiras de segurança que estão fortemente vigiadas pelo exército.

Segundo a agência espanhola EFE, as forças israelitas, que haviam alertado a população para não se aproximarem da linha divisória, dispararam gás lacrimogéneo contra os manifestantes para impedir que eles se aproximassem do portão de segurança.

O Exército israelita espera que dezenas de milhares de palestinianos participem nos protestos contra a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Telavive para Jerusalém.

Em panfletos lançados por caças, o exército israelita avisa que “actuará contra qualquer tentativa de danificar a vedação de segurança ou atacar soldados ou civis israelitas”.

Na terça-feira, os palestinianos assinalam o ‘Nakba’ (desastre, em árabe), que designa o êxodo palestiniano em 1948, quando pelo menos 711.000 árabes palestinianos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos das suas casas, antes e após a fundação do Estado israelita.

As reacções têm vindo a suceder-se. Se, por um lado, a ONU deixou um apelo para que cesse o uso de força desmedida sobre os palestinianos, a Liga Árabe, por seu turno, fez saber que se irá reunir de emergência.

Já Donald Trump optou por enfatizar que a transferência da embaixada dos EUA para Jerusalém configura um grande dia para Israel.

Notícias ao Minuto