Destaque Moçambique tenta sanar dívida oculta com banco russo VTB

Moçambique tenta sanar dívida oculta com banco russo VTB

A visita a Moçambique de Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, visa estreitar os laços económicos entre os dois países. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, visitou Moçambique na quarta-feira (07) e foi recebido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Além do encontro com o chefe de Estado, o ministro russo foi recebido pelo homólogo moçambicano José Pacheco. O périplo de Lavrov inclui ainda Angola, onde ele esteve na segunda-feria (05), Zimbabué e Etiópia.

Em Moçambique, os ministros chegaram a um acordo sobre como sanar a dívida do país com o banco russo VTB, faltando apenas questões técnicas que estão a ser trabalhadas. Trata-se da dívida com o banco russo contraída de forma oculta em 2013 e 2014. O VTB emprestou 535 milhões de dólares à empresa moçambicana Mozambiqure Asset Management (MAM), valor que corresponde a uma parte dos dois mil milhões de dólares de dívidas ocultas.

O anúncio foi feito pelo ministro dos negócios estrangeiros de Moçambique, José Pacheco, na esteira da visita do chefe da diplomacia russa, Serguei LAvrov. “Esteve cá o director geral do banco russo e trabalhou com os sectores pertinentes nesta área e há entendimento sobre como sanar a dívida”, afirma.

Em relação aos negócios das empresas russa Rosneft e a americana ExxonMobil, que operam na área de hidrocarbonetos em Moçambique, Pacheco deixou claro que não há interferências políticas. “Efectivamente as matérias devem ser tratadas entre os parceiros, mas Moçambique continua interessado com a Rússia no campo de energia, nos recursos naturais incluindo os hidrocarbonetos. Portanto, há espaço de cooperação, tendo em conta o interesse de Moçambique e que e que tem reciprocidade por parte da Rússia”, explica.

DW