Sociedade Gaza recupera 30 milhões de meticais das mãos de empreiteiros “desonestos”

Gaza recupera 30 milhões de meticais das mãos de empreiteiros “desonestos”

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Pelo menos 30 milhões de meticais é o valor que o Governo da província de Gaza acaba de recuperar das mãos de 52 supostos empreiteiros “desonestos”, após estes terem sido julgados e sentenciados durante o ano passado.

Todos estavam envolvidos em esquemas de corrupção com o pessoal do sector das Obras Públicas, Recursos Hídricos e Habitação, para alegadamente ganharem concursos de empreitadas nas instituições do Estado.

Os referidos empreiteiros, num total de 60, paralisaram as obras de construção de diversas infra-estruturas públicas e sociais, a exemplo de escolas, estradas, hospitais, fontes de abastecimento de água, alegadamente por se lhes terem sido exigidos valores monetários ilícitos, por alguns técnicos do sector das Obras Públicas.

Segundo a governadora de Gaza, Stella Pinto Novo Zeca, o seu executivo remeteu à Procuradoria Provincial de Gaza, durante o ano findo, todos os casos de obras públicas do Estado inacabadas, alguns dos quais culminaram com a devolução do dinheiro indevidamente utilizado. 

A governante revelou, outrossim, que quatro dos 52 empreiteiros arrolados em processos judiciais pediram para concluir as obras a si adjudicadas, no lugar de devolver o dinheiro.

Com efeito, segundo a chefe do executivo provincial de Gaza, já foram devolvidos, até o momento, cerca de 30 milhões de meticais, dos pouco mais de 150 milhões de meticais em causa.

Stella frisou que em função das investigações, a atitude dos empreiteiros em relação às infra-estruturas públicas na província tem estado a melhorar significativamente, o que, no seu entender, acelera o combate à corrupção na província.

“Estamos a falar de aproximadamente 150 milhões de meticais em causa e neste momento já temos cerca de 30 milhões de meticais devolvidos aos cofres do Estado. Temos a destacar que a atitude dos nossos empreiteiros mudou significativamente. Há a consciência de não pagar para ganhar concursos públicos, porque sabem que poderão ter problemas a posterior”, disse Stella.

Segundo referiu, o número de empreiteiros na “lista negra” do Governo de Gaza tem estado a “abrir os olhos” do Executivo, tendo este decretado, recentemente, que nenhum dos construtores com situação irregular pode concorrer para mais obras na província, até que regularizem a sua situação.

“Com esta medida, temos estado a receber maior número de empreiteiros a querer resolver a sua situação, alguns preferem concluir as obras paralisadas e outros comprometem-se a devolver o dinheiro do Estado, obviamente, esperamos que isso tudo venha ajudar no sentido de termos menos número de obras iniciadas e não concluídas por causa de algumas negociações que têm existido à margem da lei”, disse ela, sublinhando que a medida tomada pelo seu Executivo constitui “um avanço positivo” no âmbito do processo de combate à corrupção na província.

Diário de Moçambique