Internacional Africa Milhares exigem saída de Robert Mugabe do poder

Milhares exigem saída de Robert Mugabe do poder

Centenas de milhares de pessoas inundaram ontem as ruas de Harare em clima de festa antecipada pela queda da ditadura de Robert Mugabe.

O presidente, há 37 anos no poder, foi confinado a prisão domiciliária por um golpe militar, na quarta-feira, mas insiste em manter-se no poder até às eleições de 2018.

Entre vivas, sorrisos e gritos de triunfo, muitos manifestantes ostentavam cartazes com uma mensagem clara para Mugabe: “Deixa o Zimbabwe já!”.

A manifestação, proibida pelos militares até ontem, foi promovida por associações cívicas, sindicatos e pela muito influente associação dos veteranos de guerra. A marcha foi pacífica, só havendo tensão quando os militares impediram os manifestantes de marchar sobre o palácio presidencial.

Em protesto, centenas de pessoas sentaram-se no chão a cerca de 200 metros da residência oficial do presidente.

Recorde-se que o general Constantino Chiwenga manteve encontros com Mugabe na quinta-feira, para encontrar uma solução negociada. Enviados sul-africanos e o bispo Fidelis Mukonori mediaram as reuniões.

Contudo, o presidente reiterou que é o presidente legítimo e insiste em permanecer no poder até às eleições de 2018. A ZANU-PF, partido de Mugabe, ameaça destituir o presidente à força.

CM