Destaque Mambas não vão jogar com Guiné-Equatorial por falta de meios logísticos

Mambas não vão jogar com Guiné-Equatorial por falta de meios logísticos

O jogo entre a Selecção Nacional e a congénere da Guiné-Equatorial, que devia decorrer no sábado em Malabo, já não vai acontecer por faltas de meios logísticos.

De acordo com o secretário-geral da Federação Moçambicana de Futebol, Filipe Johane, a partida ficou sem efeito porque o agente encarregado de tratar da ida dos Mambas para Malabo faltou à palavra à última hora.

“Estava tudo acertado para os atletas que jogam em Moçambique e na África do Sul, juntamente com os outros integrantes da delegação, seguissem viagem para Portugal, onde iriam juntar-se aos jogadores que actuam em Portugal e outros países europeus. Durante dois dias iriam concentrar-se em Portugal para depois viajarem até Malabo, mas o que acontece é que na véspera o agente que estava encarregado de tratar da viagem deixou de atender as nossas chamadas. Deixamos de ter contacto com ele. Tentamos contactar a Federação da Guiné-Equatorial também sem sucesso. Sendo o agente responsável por custear a passagem das 32 pessoas que integrariam a comitiva moçambicana e as despesas de alojamento e alimentação, a decisão mais prudente que encontramos foi cancelar a nossa viagem para Malabo”, explicou o dirigente, em conferência de imprensa ontem realizado na capital do país. 

Filipe Johane afirmou ainda que o jogo com Cabo Verde, agendado para o dia 10 de Outubro (próxima terça-feira) em Portugal, vai acontecer. “Vamos agora trabalhar para reprogramar o jogo com Cabo Verde. Temos esse encontro já marcado e deve ser preparado”, comentou. A viagem dos Mambas a Portugal será agora na quinta-feira.

Refira-se que o seleccionador nacional, Abel Xavier, convocou 22 jogadores para esta “operação”, agora amputada para apenas um jogo. Eis a lista dos convocados: Guarda-redes: Victor (Ferroviário de Nacala) e Guirrugo (Costa do Sol). Defesas: Zainadine (Marítimo, Portugal), Malembane (BFC Dynamo, Alemanha), Jeitoso e Edmilson (Cape Town City, África do Sul), Reinildo (Sporting de Covilhã, Portugal), Kito (Costa do Sol) e Bheu (Nacional, Portugal). Médios: Clésio (Panetolikos, Grécia), Geraldo (Nacional, Portugal), Gildo (Marítimo, Portugal), Telinho (Liga Desportiva de Maputo), Kambala, Cremildo e Luís Miquissone (UD Songo), Loló (Costa do Sol) e Raul (Ferroviário de Nampula). Avançados: Ratifo (LFC, Alemanha), Dominguês (Bidvest Wits, África do Sul), Lauking (Desportivo de Nacala) e Isac (Costa do Sol).

Outra nota da FMF indica que no próximo mês de Novembro, na data FIFA, os Mambas poderão realizar mais jogos particulares, com adversários ainda por anunciar, desta feita em Maputo.

Os Mambas só voltam a realizar um jogo oficial a 23 de Março do próximo ano, diante da Guiné-Bissau, inserido na segunda jornada do Grupo K de qualificação para o CAN Camarões-2019. Na primeira jornada, Moçambique venceu a Zâmbia em Ndola, por 1-0, mesmo resultado conseguido pela Guiné-Bissau perante a Namíbia.

Diário de Moçambique