Sociedade Autoridades recolhem 20 bilhetes de identidade ilegais na posse de estrangeiros

Autoridades recolhem 20 bilhetes de identidade ilegais na posse de estrangeiros

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A Direcção Nacional de Identificação Civil (DIC) de Moçambique anunciou ter recolhido 20 bilhetes de identidade nacionais na posse de cidadãos portugueses, zimbabueanos e nigerianos, obtidos ilegalmente no primeiro semestre deste ano.

Um comunicado de imprensa da DIC refere que os documentos apreendidos correspondem a 45 casos de cidadãos estrangeiros envolvidos em actos ilícitos na obtenção de documentação moçambicana, registados de Janeiro a Junho deste ano.

Igualmente, detectamos 177 casos de falsificação de documentos envolvendo cidadãos nacionais, maioritariamente nas províncias de Gaza, Cabo Delgado, Manica e cidade e província de Maputo, correndo seus trâmites legais nas entidades competentes“, indica a nota.

No mesmo período, dez funcionários da DIC foram alvos de processos disciplinares por envolvimento em atos de corrupção e cobranças ilícitas

Destes, um acabou sendo expulso por corrupção e cobranças ilícitas, refere a nota.

No âmbito de uma operação visando tornar acessível o Bilhete de Identificação (BI) aos cidadãos moçambicanos residentes na diáspora, a DIC emitiu 54 documentos de identificação nos EUA e 814 na Suazilândia.

A Bola