Destaque Adeptos da equipa derrotada matam árbitro em Cabo Delgado

Adeptos da equipa derrotada matam árbitro em Cabo Delgado

Um cidadão que no final de semana apitou uma partida de futebol de carácter recreativo, envolvendo duas equipas de Muidumbe e Mueda, em Cabo Delgado, morreu depois de ter sido espancado por adeptos da primeira equipa, pelo facto de o seu grupo ter perdido por 1-0.

Cláudio Sassita, director da Juventude e Desporto em Muidumbe, segundo o “Notícias”, classificou o episódio de grave e conta que os adeptos da equipa de Muidumbe, denominada Nanhumbe, após o jogo perseguiram o árbitro, alegadamente, por este ter validado o golo da partida. A perseguição terminaria no edifício do Comité distrital da Frelimo, partido no poder, para onde se havia refugiado e lhe desferiram golpes à paulada.

O finado veio a perder a vida no Centro de Saúde de Mueda, para onde havia sido transferido de Muidumbe, na sequência dos graves ferimentos contraídos.

Para além das equipas de Nanhumbe de Muidumbe e Uhavs de Mueda, o futebol recreativo envolve outras 29 formações de dois distritos, num sistema de ‘bate-sai’, com apostas que envolvem valores monetários.

Consta que o árbitro tentou se defender, mas debalde, devido à fúria dos adeptos da equipa derrotada.

Neste momento, a direcção da Juventude e Desporto está a tentar organizar um debate radiofónico para discutir a questão de violência no desporto na província de Cabo Delgado.

AIM