Sociedade Zambézia: Candidatos excluídos por uso de telemóveis na sala de exames

Zambézia: Candidatos excluídos por uso de telemóveis na sala de exames

Os celulares foram descobertos através do ‘detector de metais’, um dispositivo introduzido pela primeira vez este ano na província da Zambézia.

Contudo, o mesmo dispositivo já vem sendo usado desde o ano passado na Cidade e Província de Maputo, sul do país, onde têm sido descobertos examinandos portando telemóveis ou outros instrumentos usados para receber ou obter respostas.

Queremos renovar o nosso apelo para que as pessoas não levem telefones celulares para a sala de exame porque serão desqualificados das provas“, vincou esta segunda-feira João Assale, Director Nacional de Exames, Certificação e Equivalência no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), no balanço preliminar que fez ao primeiro dia das provas que decorrem em todo o país.

Tirando esta situação, segundo João Assale, citado pelo ‘Notícias’, os exames arrancaram como previsto. Os 65 centros criados começaram e terminaram à hora prevista.

João Assale lamentou ainda o facto de alguns candidatos terem atrasado aos exames, muitos dos quais acima dos 10 minutos de tolerância prevista.

Queremos igualmente deplorar a atitude de alguns candidatos que se inscreveram mas não compareceram à sala de exame. Os números rondam entre 18 e 20 por cento em todo o país, de candidatos que não se apresentaram no primeiro dia, facto que faz com que o Estado perca muito dinheiro com estas ausências. É muito investimento feito mas que não está a ser rentabilizado“, disse.

Segunda-feira, primeiro dia das provas, foram realizados testes de Português e Filosofia. Para terça feira, Inglês e Química, devendo quarta-feira serem realizados os de Francês e Física. Para a quinta-feira os candidatos serão submetidos aos exames de Matemática e História, devendo, na sexta-feira, último dia dos exames, realizarem provas de Geografia, Desenho e Biologia.

São perto de 60 mil candidatos que prestam exames extraordinários da 12ª classe. A cidade e província de Maputo inscreveram 51 por cento do total de candidatos, tendência idêntica verificada no ano passado.

AIM