Sociedade Tete: Pais detidos após tentarem vender filha albina de 2 anos por...

Tete: Pais detidos após tentarem vender filha albina de 2 anos por 4 milhões de meticais

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Uma criança, de dois anos de idade, com problema de pigmentação da pele, já está livre de prisão coerciva, que sofreu quando a mãe e o pai foram detidos, recentemente, na vila de Moatize, na província de Tete, indiciados de terem tentado vendê-la, por quatro milhões de meticais, alegadamente para saldar dívidas, uma das quais de lobolo da progenitora, no distrito de Dôa, donde são naturais e ao mesmo tempo vivem.

O resgate da criança, disse ao “Diário de Moçambique”, director provincial do Género Criança e Acção Social de Tete, Lourenço Buene, foi uma das melhores formas de proteger os seus nobres direitos, na medida em que ela estava presa inocentemente, visto que apenas estava a acompanhar os pais, após ter sido frustrada a sua venda, para a extracção dos seus órgãos, para efeitos supersticiosos.

A fonte deste matutino assegurou que a menor encontra-se actualmente acolhida num dos centros, sendo que o seu resgate foi possível graças à coordenação entre a instituição de Lourenço Buene e a Administração da Justiça, que está ao ser abordada sobre a necessidade da sua libertação, concordou e ordenou a sua “soltura”, enquanto os processos dos seus progenitores correm os trâmites legais.

Após o resgate, nós iniciamos a prestação de todos os cuidados, à volta da protecção desta menor”, garantiu Buene, quando falava à margem das celebrações de Junho, mês dedicado à criança, por possuir duas efemérides históricas, designadamente 1 e 16 de Junho, dia Internacional da Criança e da Criança Africana, respectivamente.

Foi a Polícia da República de Moçambique (PRM) que frustrou a venda da menor. A criança escapou por um triz, porque, por ironia de sorte, um dos vendedores contactou um agente da corporação trajado à paisana, sem se aperceber que era regulador da Ordem e Segurança, que alertou aos outros, que “estenderam” logo a sua rede, como de teia-de-aranha se tratasse para apanhar as moscas ou outros insectos para a sua alimentação.

Diário de Moçambique