Destaque Se México não vai pagar muro, Peña Nieto deveria cancelar sua visita...

Se México não vai pagar muro, Peña Nieto deveria cancelar sua visita aos EUA, diz Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (26) que o presidente mexicano Enrique Peña Nieto deve cancelar sua visita a Washington, prevista para terça-feira (31), se o México se recusar a pagar pelo muro que ele quer construir longo da fronteira entre os dois países.

Os EUA têm um déficit de US$ 60 bilhões com o México. Tem sido um acordo de apenas um lado desde o início do Nafta, com números massivos de empregos e empresas perdidas. Se o México não quer pagar pelo tão necessário muro, seria melhor cancelar o encontro”, escreveu Trump no Twitter.

Se a visita de Peña Nieto a Washington for mantida, ele será um dos primeiros líderes mundiais a se encontrar com o novo presidente americano.

Na quarta-feira (25), após Trump assinar um decreto para a construção de um muro na fronteira entre os dois países, ele disse que lamenta e reprova a decisão. “O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro“, declarou, em vídeo publicado no Twitter.

Em resposta ao decreto de Trump, Peña Nieto ordenou que os 50 consulados mexicanos nos EUA reforcem suas medidas de protecção e “se convertam em autênticas defensorias dos direitos dos imigrantes”.

Promessa de campanha

Entre as principais promessas de Trump durante a campanha estavam construir um muro ao longo de toda a fronteira com o México – e fazer o país vizinho pagar a conta (o que autoridades mexicanas já afirmaram não aceitar) – e deportar todos os imigrantes ilegais que vivem nos EUA.

A fronteira entre EUA e México tem cerca de 3 mil quilómetros, e já existe algum tipo de barreira em um terço de sua extensão. As demais áreas ficam em regiões desérticas ou montanhosas, de difícil acesso.

Estima-se que 11 milhões de imigrantes vivam irregularmente nos EUA, muitos dos quais ingressaram por terra e jamais entraram nos registos do governo. Para dar conta da missão, Trump pretende triplicar para 15 mil o número de agentes de deportação.

G1