Destaque Recolhidas 4 toneladas de produtos deteriorados no Maputo Shopping Centre

Recolhidas 4 toneladas de produtos deteriorados no Maputo Shopping Centre

Pouco mais de 3750 quilogramas de produtos diversos foram recolhidos no Maputo Shopping Centre, por estarem em condições inadequadas ao consumo humano.

Trata-se concretamente de bolachas, flocos, arroz, farinha, bacalhau, leite e respectivos derivados como iogurtes, queijo e manteiga, produtos considerados pela Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) como estando “avariados”, ou seja fora do prazo, sem rótulos de validade, deteriorados e/ou em mau estado de conservação.

Virgínia Muianga, porta-voz da INAE, disse que brigadas da instituição estão a trabalhar em todo o centro comercial, que tem quatro andares, e devem terminar as verificações hoje.

Acrescentou que os produtos já detectados foram incinerados ontem, mas a inspecção continua, podendo vir a recolher-se mais itens, cuja comercialização e consumo pode pôr em risco a saúde pública.

Fora os produtos inadequados ao consumo, os técnicos da INAE constataram que, no geral, as diversas lojas daquele que é um dos maiores centros comerciais da capital atropelam a lei no que tange à fixação de preços.

As brigadas estão também atentas a questões de higiene e legalidade dos operadores, pelo que se exige alvarás e cartões de importadores aos que trazem artigos de fora do país, segundo a explicação de Virgínia Muianga.

É expectativa da INAE que, doravante, as lojas do centro comercial mudem de postura quanto aos aspectos incorrectos que estão a ser detectados e que mesmo os estabelecimentos como salões de beleza indiquem os preços dos seus serviços de forma bem visível.

O Maputo Shopping Centre é composto por restaurantes, bares, cafés, mercearia, lavandaria, lojas de roupa e de electrodomésticos, livraria, farmácia, cinema, ginásios, “car-wash”, entre outros.

Questionada sobre as implicações legais das violações detectadas, a fonte disse ser prematuro avançar qualquer medida, uma vez que o trabalho está ainda em curso e que alguns casos terão que ser devidamente analisados antes de se emitir qualquer juízo.

De salientar que os proprietários do centro comercial prometeram contactar o nosso Jornal na sequência da notícia da venda de bolachas infestadas por insectos no Hiper Maputo, a principal mercearia do espaço.

Jornal Notícias