Destaque Padre detido por abuso de menores no aeroporto de Londres

Padre detido por abuso de menores no aeroporto de Londres

Um padre britânico acusado de abuso sexual de crianças foi detido no aeroporto de Luton, em Londres, cinco anos depois de ter se colocado em fuga.

Laurence Soper, de 72 anos, foi detido no domingo (21), vindo do Kosovo, de acordo com um comunicado da polícia. Está acusado de nove crimes de abuso sexual, que terão acontecido entre 1972 e 1986.

A sua detenção põe fim a uma longa batalha legal entre o Reino Unido e o Kosovo, onde Soper foi detido em maio, através de um mandado europeu emitido pelo Reino Unido.

A polícia no Kosovo disse, na altura, que o homem era conhecido como “Padre Laurence” e apresentou o seu nome completo como Andrew Charles Kingston Soper.

No início do mês, um tribunal do Kosovo recusou, pela segunda vez, extraditar o padre católico, argumentando que o estatuto das limitações – que limita quanto tempo pode passar entre a acção legal e o alegado crime – já tinha sido atingido.

O padre encontrava-se em fuga desde 2011, acusado de abuso de cinco alunos durante o período em que dava aulas numa escola privada católica em Londres.

JN