Destaque Save The Children reunida com 30 escolas em Báruè

Save The Children reunida com 30 escolas em Báruè

A Save The Children reuniu na manhã de terça-feira (19), directores das trinta escolas existentes no distrito nortenho da província de Manica, centro de Moçambique, com vista a debater a melhoria da leitura e escrita dos alunos.

Segundo ponto focal distrital da Save The Children em Báruè, Arnaldo Novela, com está união de esforços das duas partes entre seu sector e sector da educação poderá trazer mudanças na matéria de leitura e escrita, assim como da numerácia colaboração da escola com a comunidade.

A nossa fonte, sublinhou também no mesmo período debateu-se igualmente da criação de núcleos de leitura e infantis da defesa dos direitos da criança nas escolas, núcleos de conselhos de escolas, entre outros no âmbito do projecto integrado de apoio da criança.

Novela sustentou ainda que no encontro constatou-se que é preciso harmonizar o trabalho do seu sector em algumas escolas que não tinham informação do sector que representa, tendo acreditado que nos próximos tempos, tudo será concretizado a partir deste encontro.

Recomendado para si:  Segurança ferroviária em Moçambique gera preocupação pública

Novela desafia aos pais a envolver-se no melhoramento da qualidade de ensino dos seus educandos.

Por seu turno o chefe da repartição da educação no serviço distrital de Báruè Sérgio Sequeira disse que espera melhorias da leitura e escrita na camada estudantil que neste momento enfrenta varias lacunas e desafia aos pais e encarregados de educação a dar seu contributo no processo.

Aliais os professores também são desafiados a corresponder a preocupação do sector da educação de melhorar a leitura e escrita destas crianças em Báruè.

Refira-se que o sector da educação no distrito de Báruè, tem vindo a realizar em parceria com Save The Children, actividades de género que precisam intensificar o melhoramento da leitura e escrita destas crianças.

Abrahamo Cufa Mapuca