Destaque Dom Francisco Silota desafia estudantes da UCM a serem exemplares nas regiões...

Dom Francisco Silota desafia estudantes da UCM a serem exemplares nas regiões de origem em Manica

O bispo da diocese de Manica, Dom Francisco Silota, desafiou na sexta-feira (19), os estudantes da UCM para que sejam exemplares nas suas zonas de origem, e que não se envolvam em actos que poderão manchar o bom nome da faculdade.
 
Silota, desafia cada estudante a dar exemplo prático no seu bairro, distrito, com vista a trazer mudanças concretas, consolidando a teoria da prática, abstendo-se de actos fraudulentos tendo em conta que a faculdade decreta tolerância zero aos infractores das regras da referida faculdade.
 
O prelado fez estes pronunciamentos a quando da abertura solene do ano académico 2016 que teve lugar na cidade de Chimoio presidido pelo director de trabalho em representação do Governador de Manica.
 
O director da faculdade de engenharia da UCM João Luís Ferrão, sublinhou que este ano iniciou-se o ano académico com 1300 estudantes, destes 350 são do novo ingressos, divididos em quase 9 cursos, totalizados com os dois novos introduzidos este ano nomeadamente Ciências Agrárias e Engenharia Mecânica.
 
Ferrão reiterou que nenhum estudante será admitido a deixar de usar equipamento informático da faculdade a fim de recorrer instrumentos pessoais como o caso de WhatsApp, Facebook por que quando chumbar algumas disciplinas ou cadeiras, também já chumbou o ano todo.
 
Estudantes ouvidos pela nossa reportagem nomeadamente Camacho João, Artires Jamal e Jaime Nhantembe de 1º 2º e 3º ano nos cursos de Comunicação, Engenharia Zootécnica e Direito respectivamente comprometera-se a estudarem seriamente para não decepcionarem seus encarregados de educação no final do ano.
 
Entretanto, o director de trabalho em representação do governador de Manica, Mauzinho Carlos pediu aos estudantes a se ocuparem por estudos, recorrendo bibliotecas e outros locais de estudo para que no final do ano dignifique o tempo levado a irem a faculdade.
 
Aliás, o dirigente lamentou o caso da chuva não estar a cair o que esta a estragar seriais em algumas regiões da província no que desafiou aos estudantes da engenharia agrária a estudarem para depois trazerem respostas positivas que poderão resolver este problemática.
 
Cânticos, aula de sapiência com o tema importância da faculdade, discursos e orações da diocese de Chimoio coloriram o ponto mais alto da abertura do ano lectivo 2016 na faculdade de engenharias da UCM em Manica centro de Moçambique.     

Abrahamo Cufa