Cultura Em Inhambane: Decorrem os Preparativos para a XI Edição do Festival de...

Em Inhambane: Decorrem os Preparativos para a XI Edição do Festival de Tofo

Tem lugar de 14 a 15 de Novembro, a XI edição do Festival de Tofo a decorrer na praia da Barra. O evento está enquadrado nas comemorações dos 40 anos da independência nacional celebrados no passado dia 25 de Junho.

A XI edição do Festival de Tofo tem como objectivo contribuir na promoção do turismo cultural. O evento vai apresentar artistas locais e convidados da cidade de Maputo e pretende reunir turistas nacionais e estrangeiros, especialmente da vizinha África do Sul, que frequentemente escalam aquele ponto da província de Inhambane, que é um dos maiores cartões postais do turismo nacional.

O evento vai comportar ainda uma feira de artesanato, gastronomia, exposições de arte e fotografia, entre outras actividades.

Para além da música feita por artistas locais, nessa XI edição do festival, aglutina-se a participação de DJ’s locais e nacionais.

Amilton Tembe, representante da Catalambas Produções, por sinal a organização que está frente a frente deste evento, juntamente com as autoridades locais, explica que a iniciativa surge para atender uma lacuna existente, nomeadamente a falta de um festival tipicamente moçambicano na praia da Barra.

Vamos esperar por uma grande e lindíssima festa teremos um repertório muito rico, temos um dos mais conceituados musicos da África, o General Musica, e temos o Mr. Bow. Para este ano houve preocupação e juntar grandes músicos para o intercâmbio com os músicos locais daqui de Inhambane, que tem vindo a trabalhar arduamente eles vão puder criar este intercâmbio e acredito que vão encher de alegria os corações do povo daqui de Inhambane.

Entretanto, decorrem neste momento os trabalhos de montagem do palco e o respectivo aparelho com vista a concretização do evento. Ainda próximo dia 12 de Novembro será feito o lançamento oficial da semana do festival, acto a ter lugar na Casa do Capitão, onde será exibido todo o programa a ser apresentado durante o evento.

Tembe apela para uma maior afluência dos munícipes neste evento pós estarão presentes quase todos os artistas a sua disposição.

Anastácio Marcelino