Destaque HCB espera devolver a totalidade do empréstimo de $900 milhões

HCB espera devolver a totalidade do empréstimo de $900 milhões

O presidente do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Paulo Muchanga, afirmou ontem, em Maputo, que a instituição moçambicana que dirige a HCB espera amortizar a totalidade do empréstimo de 900 milhões de dólares, contraído junto da banca internacional, até ao final de 2016, um ano antes do previsto.

Segundo Muchanga, em declaração a AIM,  os desembolsos que a HCB tem estado a fazer para a amortização de um empréstimo contraído para a reversão daquela infra-estrutura demonstra claramente a capacidade daquela empresa.

O testemunho disso é o facto de a HCB ter já amortizado 72 por cento dos 900 milhões de dólares de um empréstimo contraído na banca internacional em 2007, para a conclusão do processo de reversão daquela infra-estrutura de Portugal para Moçambique.

Além disso, a HCB deverá amortizar totalmente o empréstimo até finais de 2016, contrariamente a previsão inicial que apontava para Dezembro de 2017.

“Se formos a um sindicato de bancos certamente que nós poderemos arranjar esse dinheiro … já recebemos desde 2010, mais de 10 propostas de grandes bancos e a última das quais foi na semana passada de uma agência internacional que nos ofereceu dinheiro para construir a central norte””, disse.

Recomendado para si:  Moçambique e Coreia do Sul firmam acordo de 14,8 milhões de dólares para reforço da educação