Economia Moçambique receberá ajuda alimentar orçada em 5.2 milhões de dólares americanos

Moçambique receberá ajuda alimentar orçada em 5.2 milhões de dólares americanos

Os governos de Moçambique e do Japão assinaram, na manhã desta quinta-feira (19), o contrato para a Operacionalização da Ajuda Alimentar Comercial do Japão em espécie (arroz), referente ao Acordo de Troca de Notas rubricado em Dezembro de 2014, no valor de 5.2 milhões USD.

Este valor destina-se à aquisição de pelo menos 10 mil toneladas métricas de arroz no Japão, cuja chegada à Moçambique está prevista para a última quinzena de Novembro e primeira semana de Dezembro de 2015.

Pastas5

Segundo o conselheiro da Embaixada do Japão em Moçambique, Jiro Maruhashi, este acordo visa estreitar os laços de cooperação entre os dois países “O Japão sempre manifestou o seu apoio à comunidade moçambicana, não só em alimentação, mas em outros sectores como: educação, saúde, saneamento entre outros” disse Maruhashi.

Maruhashi disse ainda que espera que esta ajuda alivie o sofrimento dos moçambicanos e impulsione o desenvolvimento da comunidade “Moçambique possui um forte potencial na área agrícola, mas devido a vários factores, continua a importar. Esperamos minimizar as perdas das populações vítimas do mau tempo, principalmente no Centro e Norte do país”, afirmou.

Por seu turno, o Vice-Ministro da Indústria e Comércio, Omar Mitá, explicou que o arroz adquirido será colocado no mercado doméstico, através da rede comercial que será seleccionada por via de um concurso público “criaremos uma base de critérios objectivos, pretendendo-se transparência no processo de selecção”, reiterou.

Refira-se que mais de 60% do arroz adquirido será encaminhado para a zona Norte do país, uma vez que foi a mais afectada pelas enxurradas dos finais de 2014 e princípios de 2015.