Destaque Moçambicanos já podem comprar passagens aéreas via telemóvel

Moçambicanos já podem comprar passagens aéreas via telemóvel

M-Payment é o nome do novo serviço de pagamento de passagens aéreas, nascido duma parceria estabelecida na manhã desta quarta-feira entre as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e a empresa de telefonia móvel, Vodacom.

Com este acordo, os clientes da LAM já podem adquirir bilhetes em qualquer lugar, através do serviço M-Pesa, da Vodacom, bastando para tal fazer a reserva de voo contactando a plataforma M-Payment, onde obtêm o código da reserva.

Salimo Abdula, PCA da Vodacom, considera que esta parceria irá facilitar, em grande escala, a vida dos moçambicanos “tornar a vida dos nossos compatriotas mais fácil tem sido a premissa que nos tem guiado até agora e este serviço vem complementar todos os outros que têm sido levados a cabo pelo M-Pesa, que desde 2013 regista um crescimento significativo e confere dinamismo aos diversos serviços de pagamento por meios electrónicos”, disse Abdula.

Por sua vez, Iacumba Ali Ayuba, Presidente do Conselho Executivo da LAM, explicou que a companhia de bandeira nacional resolveu firmar este acordo porque “pretendemos elevar para 30 por cento os pagamentos e ou compra de bilhetes por via electrónica e o M-Pesa coloca o sistema de vendas da companhia mais próxima do cliente”, afirmou Ayuba.

Para os representantes das duas empresas, o início de compra com recurso ao telemóvel é uma evidência da aposta na diversificação dos meios de aquisição das passagens aéreas.

Refira-se que, desde 2014, as vendas de passagens por internet passaram a aceitar o cartão de débito, um dos meios mais abrangentes de pagamento, para além do cartão de crédito em uso desde 2009.