Desporto Eusébio e Coluna no Onze do Século da FPF

Eusébio e Coluna no Onze do Século da FPF

Eusébio da Silva Ferreira e Mário Esteves Coluna foram eleitos dois dos 11 melhores jogadores do último século em Portugal, na cerimónia de Gala das Quinas de Ouro, realizada recentemente em Portugal, durante a celebração do centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Eusébio foi destacado ainda com o título Quinas de Platina.

A Gala das Quinas de Ouro, que se destinou a assinalar o centenário do organismo que rege o futebol português, realizou-se no Casino Estoril. Na cerimónia foram igualmente distinguidos seis jogadores moçambicanos em categorias seculares. Carlos Queiroz (ex-selecionador de Portugal) foi distinguido na categoria Quinas de honra. Por seu turno, moçambicanos fazem parte da categoria do Onze histórico do século, a saber: Eusébio, Coluna, Matateu, Vicente e Hilário.

Mario-Coluna_AFP

A lista de premiados é a seguinte:

Jogador do século: Cristiano Ronaldo.

Treinador do século: José Mourinho.

Onze do século: Vítor Baía, Fernando Couto, Germano, Humberto Coelho, Ricardo Carvalho, Coluna, Figo, Rui Costa, Cristiano Ronaldo, Eusébio e Futre.

Onze contemporâneo: Vítor Baía, Fernando Couto, João Pinto, Ricardo Carvalho, Humberto, Chalana, Figo, Rui Costa, Cristiano Ronaldo, Futre e Pauleta.

Onze histórico: Costa Pereira, Germano, Hilário, Vicente, Virgílio, Coluna, Simões, Travassos, Eusébio, Matateu e Peyroteo.

Seleção do século: Seleção AA – Mundial 1966.

Jogadora do século: Carla Couto.

Árbitro do século: Pedro Proença.

Quinas de platina: Eusébio.

Quinas de honra: Camacho Vieira (ex-médico da seleção), Gilberto Madail (ex-presidente da FPF), Carlos Queiroz (ex-selecionador de Portugal), Luís Figo (ex-jogador) e Liga Portuguesa de Futebol Profissional (clubes).

Prémio do presidente: Associação de Futebol de Lisboa, Associação de Futebol de Portalegre e Associação de Futebol do Porto.

FUTSAL:

Jogador do século: Ricardinho.

Jogadora do século: Rita Martins.

FUTEBOL DE PRAIA:

Jogador do Século: Madjer.