Destaque Educação: Inicia corrida à Universidade Pedagógica

Educação: Inicia corrida à Universidade Pedagógica

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Um total de 14807 vagas são disputadas no presente ano lectivo, para os cursos de licenciatura da Universidade Pedagógica (UP), em todo território nacional.

Os exames de admissão arrancaram hoje (13 de Janeiro) com a realização das provas de Aptidão a Desenho, Química e Filosofia.

Em entrevista cedida ao MMO, alguns candidatos, na cidade de Maputo mostraram-se optimistas com relação acessibilidade das provas e afirmaram que esperam conseguir ingresso naquela instituição do ensino superior.

“É a segunda vez que tento entrar na UP. O exame de Aptidão a Desenho é sempre aquela coisa um pouco complicada, mas desta vez vim preparado e estou confiante”, afirmou Celestino Guirugo, um dos candidatos abordado pela nossa equipa de reportagem.

Edson Balate é outro candidato que espera resultado positivo, pelo menos na prova que realizou hoje.

“Estive a preparar-me durante todo o ano passado, tendo me empenhado mais ainda quando iniciaram as férias. Hoje foi o exame de Filosofia e felizmente estava familiarizado a quase 95 por cento das questões da prova que fiz, estou certo de que se o próximo exame decorrer assim, minha entrada é garantida”, declarou.

A comissão dos exames de admissão apela aos candidatos a evitarem comportamentos desviantes e tentativas de fraude, obedecendo as regras estabelecidas pelo edital.

As vagas à UP estão distribuídas em 45 cursos no regime laboral, pós-laboral e à distância. Os resultados dos exames deverão ser anunciados em Fevereiro próximo e poderão ser consultados via SMS a partir de qualquer ponto do país.

A UP está presente em todo o país com 10 delegações em todas as províncias, sendo a maior universidade de Moçambique, com pouco mais de 40 mil estudantes.