Sociedade Educação MINED: Um estudante do nível superior gasta 70 mil MT/ano

MINED: Um estudante do nível superior gasta 70 mil MT/ano

O Governo de Moçambique através do Ministério da Educação (MINED) investe cerca de setenta mil meticais anualmente para a formação de cada estudante do nível superior no ensino público, em todo território nacional. E ao mesmo tempo, o pelouro da educação quer implementar novas reformas de estratégias de financiamento do Ensino Superior (EFES) para responder necessidades e prioridades do desenvolvimento económico e social do país.

O ensino superior em Moçambique, tem estado a registar nos últimos dias, novos desafios, no que tange ao investimento para que, os estudantes tenham uma formação com qualidade e mais acesso à escolas desta unidade de ensino no país, promovendo deste modo, o crescimento do sector.

Segundo o vice-ministro da educação, Arlindo Chilundo, 0 Governo de Moçambique investe uma média de 70 mil meticais/ano pela formação de cada estudante de nível superior, no ensino publico.

Aliais, o vice-ministro, ao ilustrar este valor investido pelo Governo em todos os anos, exortou a toda camada estudantil do nível superior, para saber valorizar o investimento feito pelo Estado para beneficiar ao ensino superior. “Este é dinheiro dos contribuintes, por isso deve ser valorizado, através de trabalho abnegado e entrega total aos vossos postos de trabalho quando funcionários. Uma vez formados, todos nós esperamos “retorno”, através da vossa contribuição nesta missão de combate a pobreza e de criação da riqueza”.

Recomendado para si:  Ministério da Educação abre 1,6 milhão de vagas para matrículas do ano lectivo 2026

Chilundo, falava durante a cerimónia da segunda graduação do curso de Contabilidade e Auditoria do Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique, sob o lema ” Consolidando o Conhecimento Para Tornar Mais Eficiente a Gestão Empresarial”.