O Ministro da Saúde, já conta com uma nova Central de Esterilização. A central vai funcionar no recinto da maior unidade hospitalar do país, isto é, Hospital Central de Maputo (HCM).
A obra que foi inaugurada esta terça-feira (14) pelo Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, e consiste no redimensionamento de toda a esterilização, adequando-a com padrões internacionais.
Na ocasião, Alexandre Manguele disse que esta central trará ganhos significativos ao funcionamento do hospital. “Esta forma de esterilizar o material vai garantir qualidade, segurança e uma melhor gestão, quer do material, quer dos recursos humanos, melhorando de alguma forma a prestação dos serviços na área de limpeza dos equipamentos por nós usados”, afirmou Manguele.
Na passagem, a mentora do projecto, enfermeira Selma do Rosário, referiu que a ideia surgiu da necessidade de se estabelecer uma esterilização centralizada. “Uma esterilização não centralizada sempre traz alguns problemas. Portanto, esta central vem reunir recursos humanos e materiais para melhorar a qualidade de esterilização e de serviços, aproximando-os aos padrões internacionais”, disse a enfermeira.
Selma do Rosário afirma ainda que esta unidade trará ganhos maiores para a saúde pública. “A central de esterilização é o coração de qualquer hospital. É uma escola e preconiza a formação de todos os profissionais da saúde, desde os médicos aos futuros profissionais de medicina e enfermagem” disse do Rosário, acrescentando que “já iniciamos o processo de formação, mas com o novo pessoal daremos início em Janeiro de 2015”.
De referir que este projecto foi orçado em cerca de quarenta (40) milhões de dólares.