Quatro indivíduos foram detidos pela Polícia da Republica de Moçambique (PRM) , no passado domingo, no bairro “5” da cidade de Xai-Xai, província de Gaza, indiciados da venda de diversas drogas.
O porta-voz da PRM em Gaza, Jeremias Langa, disse ao “Canalmoz” que as detenções ocorreram no prosseguimento de uma operação que vinha sendo levada a cabo pela policia há duas semanas, tendo em vista a neutralização destes indivíduos.
Os quatro indivíduos, cujas identidades não foram reveladas, foram detidos em buscas efectuadas em igual número de casas.
Ainda segundo a Polícia para além de os indivíduos terem sido detidos, foram apreendidos na sua posse 64.610 randes sul-africanos e diversos bens, sendo jóias, electrodomésticos, material de cozinha e mobiliário, que se supõe serem produto da venda da droga.
Na mesma circunstância, a Polícia, segundo o seu porta-voz, apreendeu 12 embrulhos de cocaína, um embrulho de suruma, 5 seringas e respectivas agulhas usadas para injectar drogas, seis frascos e uma caixinha contendo um produto não conhecido, mas que se supõe ser droga, duas botijas de gás doméstico, 15 recipientes de vidro , formas para bolos, recipientes térmicos e reprodutores de carros.
Na semana passada, , a PRM em Gaza deteve nove indivíduos indiciados de consumo e venda de drogas, numa operação policial empreendida em duas residências dos bairros “4” e “10” da cidade de Xai-Xai.
Os indivíduos são acusados de consumo e venda de diversas drogas, entre as quais cocaína, craque, heroína e “cannabis sativa”, também conhecida por suruma.
Durante as mesmas buscas, a Polícia diz que apreendeu na posse daqueles indivíduos diversos materiais ligados ao consumo da droga, tais como dois frascos e três embrulhos de cocaína, 34 embrulhos de heroína, um embrulho de craque, um embrulho de suruma, quatro comprimidos – de que não se sabe qual o tipo de droga, tendo por isso sido levados para o laboratório – e dois frascos de um tipo de droga desconhecido (também levados para o laboratório).