Economia Agricultura IIAM revela avanços no sector Agrário

IIAM revela avanços no sector Agrário

Iniciou esta quarta-feira (10), no Campus do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), a 5ª Reunião Anual da Plataforma de Investigação Agrária e Inovação Tecnológica.

Com o lema “Transformando a Vida dos Agricultores Através da Investigação e Extensão”, o evento, que terá a duração de três dias, reuniu diversas personalidades para falar da importância da inovação tecnológica na actividade agrícola em Moçambique.

No discurso de abertura, o director geral do IIAM, Paulo Adolfo salutou o apoio prestado pelo Brasil e Pelos Estados Unidos da América na melhoria do estágio de segurança alimentar em Moçambique que no momento, segundo afirma a fonte, esta num estágio melhorado.

 ” O estudo básico feito recentemente sobre a avaliação da situação de segurança alimentar, mostra claramente que houve uma redução no que tange a insegurança alimentar, tendo passado de trezentas mil pessoas para cento e cinquenta mil,”explicou paulo Adolfo.

A fonte acrescenta ainda que durante os últimos cinco anos, foram libertados diversas variedades, que resistem a pragas doenças como reforço ao aumento da produtividade que mostra-se gritante no país.

 Na ocasião, Paulo Adolfo exaltou os resultados alcançados neste periodo principalmente em culturas como soja, feijão, batata-doce de polpa alaranjada entre outros.

Por seu turno o representante dos estados unidos Tom Walter disse que o sector agrícola em Moçambique é uma prioridade para eles pois representa a base para aumento de rendimento familiar e da pobreza.

Tom Walter referiu ainda que os Estados Unidos investem cerca de dezoito milhões de dólares para a formação de cientistas moçambicanos e a fortalecer instituições ligadas a área agrícola.

“Podemos falar agora que as estatisticas mostram resultados impressionantes em termos da produção de certas culturas que figuram importantes para sobrevivência dos moçambicanos”. disse.