O Governo da província de Maputo, capacita gestores e auditores internos, em matérias ligadas ao papel do gestor na implementação de um sistema de controlo interno eficaz e sua relação com a auditoria interna. Na mesma ocasião foi divulgado o modelo conceptual do sistema de controlo interno, daquele Governo do país.
O evento realiza-se com o objectivo de divulgar o modelo conceptual do sistema de controlo interno e a capacitação sobre o papel do gestor na implementação de um sistema de controlo interno eficiente e eficaz, bem como a sua relação com a auditoria interna.
Falando na ocasião de abertura do seminário, o Secretário Provincial, Mário Omia, disse que, a capacitação enquadra-se no âmbito dos múltiplos esforços do Governo de Moçambique com vista a dotar as instituições do Estado de ferramentas e condições necessárias para a gestão eficiente e eficaz das finanças públicas, mormente do orçamento atribuído a cada uma das instituições públicas.
“O subsistema de controlo interno deve estar intrinsecamente ligado ao processo de auditoria interna das nossas instituições, havendo necessidade premente de cada uma das instituições ter um sector de auditoria interna, cujas actividades se enquadrem no âmbito da estratégia de reforma e desenvolvimento da administração pública (ERDAP)”, referiu o secretário.
Omia entende que, a existência de auditorias internas operacionais terá como resultado a melhoria do processo de gestão financeira e de prestação de contas das instituições financeiras, incluindo a conta gerência.
Igualmente, as auditorias internas, com sua actuação preventiva, permitem reduzir cada vez mais as irregularidades no processo de gestão financeira.