Destaque Frelimo e Renamo saúdam o acordo “cimentado” entre as partes

Frelimo e Renamo saúdam o acordo “cimentado” entre as partes

Em reacção aos acordos consensualizados no último Domingo, pelo Governo e a Renamo, os partidos políticos, Frelimo e Renamo, mostram-se satisfeitos pela forma como conseguiram dialogar até a cessação das hostilidades. Afonso Dlhakhama, líder da Renamo, ainda não tem previsão nem o local para a saída da parte incerta para a certa.

As partes, após a declaração da cessação das hostilidades militares, convocaram a imprensa para manifestarem a satisfação pelo alcance a muito esperado, tendo afirmado que Moçambique, marca uma nova era, e tem nova vida para o seu povo.

Falando o Presidente da Renamo, Afonso Dlhakhama, em teleconferência, diz estar satisfeito pelo memorando de entendimento assinado ontem, e na ocasião, garantiu que após a declaração assinada, deu ordens aos seus homens, do Rovuma ao Maputo, e de Zumbo ao Indico, para cessarem totalmente com o fogo.

Entretanto, o líder da Renamo, reiterou que o Presidente da Republica, Armando Guebuza, fizesse o mesmo, para com as forças de defesa, no sentido de, como comandante-chefe das Força de Defesa e Segurança, mandar cessar e garantir que, estes não atirem contra os civis e seus homens.

Num outro desenvolvimento, Dlhakhama, reiterou que, apesar de o Presidente Guebuza, ter ordenado para que as forças de defesa e de intervenção rápida, assaltassem e tomassem a sua residência em Santungira, o líder da perdiz, promete não retaliar em protesto desses pormenores, “eu Afonso Dlhakhama, prometo com toda minha honra, que não irei responder todas as perseguições e males causados durante o período de conflito militar, e portanto, com a assinatura do acordo entre o Governo e a Renamo, marca o fim de todas os diferendos que existiam entre a Renamo e o Governo”.

Recomendado para si:  SERNIC captura suspeito de chantagear mulheres com vídeos íntimos em Pemba

Igualmente, prometo, fazer de tudo, para demonstrar ao povo moçambicano e ao mundo, que a Renamo, vai cumprir com a promessa de não atacar nenhum agente da defesa e menos a um cidadão civil.

E por sua vez, o porta-voz do partido Frelimo, Damião José, em nome do seu partido, também manifestou a satisfação dos camaradas pelas consensualizações dos documentos, declarados pelas partes, “nós como o partido Frelimo, mostramos a nossa satisfação pelo acordo assinado ontem entre as partes.

 Damião disse ainda que, espera que Renamo cumpra com a sua promessa, e que não volte para as hostilidades.

“a Frelimo congratula, o Governo pela forma como resolveu os diferendos até o alcance da paz, e a Renamo, por ter pautado pelo dialogo ao invés da violência”, disse Damião que “pela cessação das hostilidades, ficou provado que nós, moçambicanos somos sérios e conseguimos resolver os nossos problemas sem a presença de mediadores internacionais”, apontou.