Sob o lema “Celebrando 50 anos inspirados na unidade nacional, no patriotismo, na paz e na heroicidade da geração 25 de Setembro”, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) comemoram este ano o seu jubileu.
As comemorações que tiveram início a 3 de Fevereiro último, dia dos Heróis Moçambicanos, terão o seu ponto mais alto no próximo dia 25 de Setembro no Estádio Nacional do Zimpeto, na cidade de Maputo.
Para além das actividades culturais, recreativas e desportivas, as celebrações de cariz nacional e internacional contam com diversas actividades entre as quais debates televisivos e radiofónicos, palestras nas unidades militares e nas instituições de ensino, feira de saúde e outras.
Nas actividades a nível central, galardoarão combatentes, inseridos no âmbito da Lei dos Títulos Honoríficos e Condecorações bem como uma Sessão de Gala.
Falando à imprensa, o Ministro da Defesa Nacional (MDN), Agostinho Mondlane, evidenciou que o envolvimento de todos os moçambicanos será fundamental para que o jubileu das FADM seja um sucesso.
“Exortamos a todos aos moçambicanos a comemorarem esta efeméride como momento mais alto de exaltação da nossa reafirmação como moçambicanos, da unidade nacional e do patriotismo”, ressaltou o Ministro da Defesa sublinhando dessa forma o apelo deixado pelo Presidente da República, Armando Guebuza, na abertura do XV Conselho Coordenador do MDN em Chimoio.
Já foram titulares do Ministério da Defesa Alberto Chipande, Aguiar Mazula, Tobias Dai, Filipe Nyusi e que até então o titulara da pasta de Defesa Nacional é Agostinho Mondlane.