Economia Negócios Armando Guebuza já se encontra nos EUA

Armando Guebuza já se encontra nos EUA

O Presidente da República, Armando Guebuza, já se encontra desde ontem em Washington, a capital norte-americana, onde vai participar na primeira Cimeira EUA-Líderes Africanos, um evento  organizado pelo Conselho Corporativo para África (CCA).

Nesta sua deslocação, Armando Guebuza se faz acompanhar de sua esposa, Maria da Luz Guebuza, para além de alguns membros do governo, destacando-se os ministros Oldemiro Baloi, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Chang, das Finanças, e Adelaide Amurane, dos Assuntos Sociais e parlamentares junto à Presidência da República.

E encontra-se em Washington a convite do seu homólogo norte-americano, Barack Obama.

O Presidente Guebuza deverá falar das potencialidades nos últimos tempos  dadas as oportunidades que tem estado a oferecer ao capital estrangeiro.

Ontem, Guebuza manteve um encontro com a comunidade moçambicana residente nos Estados Unidos da América (EUA), que teve como destaque os últimos desenvolvimentos políticos, económicos, incluindo a tensão política prevalecente em algumas zonas da província central de Sofala.

Para além de tomar parte da cimeira, que decorrerá sob o lema “”Investir nas gerações jovens”, Guebuza tem agendado, nesta cidade norte-americana, um encontro com a comunidade empresarial dos EUA, a ter lugar esta segunda-feira.

De referir que balança comercial entre os dois países regista um défice, mas o peso das exportações moçambicanas para os Estados Unidos continua a ter um peso significativo comparativamente ao comércio externo.

Por exemplo registaram-se trocas comerciais no valor de 383 milhões de dólares. As exportações do para os Estados Unidos totalizaram 76 milhões de dólares, enquanto as importações se fixaram em 306 milhões de dólares, representando isso um défice comercial na ordem dos 230 milhões de dólares.

Na sua carregada agenda estão previstos ainda encontros com o responsável pela África da multinacional norte-americana General Electric, J.A.Ireland e com o General David Petraeus, na sua qualidade de responsável pela empresa KKR.

Hoje, o Presidente da República visitará as instalações da Embaixada moçambicana, antes de participar, já por volta das, numa reunião da Câmara do Comércio dos EUA.