Politica Vaquina considera ser estranho que Dlhakama exija condições para sair de Gorongosa

Vaquina considera ser estranho que Dlhakama exija condições para sair de Gorongosa

O Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, disse ser estranho que o líder da Renamo Afonso Dlhakama exija condições ao Governo para sair das matas de Gorongosa, onde está desde o ano passado.

 Alberto Vaquina falava durante um encontro que manteve, sexta-feira, em Moscovo, com a comunidade moçambicana residente na Rússia.

Na ocasião, o Primeiro- Ministro disse que antes de Dhlakama ir viver nas matas de Gorongosa, ele tinha a sua vida tranquila na cidade de Nampula, mas que sem que tenha sido coagido por quem quer que seja, muito menos pelo Governo, ele saiu de lá e foi fixar-se em Santungira, na província de Sofala, centro do País.

“Todavia, sem que tenha sido coagido por quem quer que seja, muito menos pelo Governo, ele saiu de lá e foi fixar-se em Sandjundjira, na província de Sofala. Aqui, sem que tenha sido atacado, ele ordenou os seus homens armados para atacarem as populações locais, frequentemente em Muxúnguè”, referiu.

Vaquina disse aos presentes que apesar dos ataques da Renamo, o Governo fará tudo que esteja ao seu alcance, para que se ponha fim as ameaças à paz e estabilidade política no país.

Recomendado para si:  Frelimo agenda reunião do Comité Central para Abril

Segundo Alberto  Vaquina o desenvolvimento dos países é feito pelos seus povos e quanto mais dominar a ciência e a técnica, melhor poderão ter sucesso na busca da prosperidade.

“O desenvolvimento de um país não se faz de noite para o dia. É por isso que o nosso hino nacional nos diz que a conquista do nosso futuro melhor, será alcançado pedra-a-pedra, e não num só dia”, sublinhou.

 Vaquina revelou que o país terá eleições em Outubro, mas que acredita que os moçambicanos saberão preservar um ambiente político que garantirá o rápido desenvolvimento do seu país, para que continue sendo um dos dez que mais crescem em todo o mundo, e que para tanto, contará com o apoio dos seus parceiros ou nações amigas como esta Rússia cujo Primeiro-Ministro, Dmitri Medvedev, o convidou para que juntos possam traçar estratégias comuns que garantam que ambos se desenvolvam em prol do bem-estar dos seus respectivos povos.

Destaques da semana