A Primeira-Dama da República, Maria da Luz Guebuza, está desde ontem na cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, para uma visita de trabalho de dois dias.
Falando em conferência de imprensa, logo após a sua chegada, a Primeira- Dama mostrou-se preocupada com os elevados índices de infecção do HIV/SIDA que afectam as crianças daquela província.
“Durante esses dias vamos trabalhar com os líderes locais, Organizações-não-Governamentais (ONGs), de modo a envidar esforços para que as crianças nasçam livres dessa doença”, sublinhou.
Segundo Maria da Luz é possível que as crianças da Zambézia e de todo o país nasçam livres do HIV/SIDA sendo necessário que todos os moçambicanos estejam unidos e comprometidos com esta causa.
A Primeira- Dama disse igualmente que a desnutrição infantil também é preocupante por isso vai se reunir com os líderes locais e com as autoridades hospitalares na busca de uma solução para o problema.
“Não faz sentido que as nossas crianças e as respectivas mães tenham problemas de má nutrição. Não faz sentido termos bebes com baixo peso, porque há muitos alimentos aqui na província” referiu.
Estatísticas divulgadas em 2013 pela Direcção Provincial da Mulher e Acção Social da Zambézia indicam que a desnutrição crónica afecta 45 por cento dos mais de 4,5 milhões habitantes daquela província.
No país estima-se que 43 por cento das crianças com menos de cinco anos possuem baixa estatura para a sua idade, sendo na maioria dos casos associada a desnutrição.
Enquanto isso, o Ministério da Saúde estima que 1,4 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV/SIDA, com 120 mil novas infecções por ano.
Nesta província, Maria da Luz Guebuza deverá escalar o distrito de Nicoadala, que dista cerca de 32 quilómetros de Quelimane, onde vai interagir com a população e líderes locais.

















