Economia Banco Europeu concede 20 milhoes de Euros para reabilitação do Aeroporto...

Banco Europeu concede 20 milhoes de Euros para reabilitação do Aeroporto Internacional de Maputo

Foi assinado na tarde de quinta-feira (10), um acordo de financiamento para o projecto de reabilitação de infraestruturas aeroportuárias do Aeroporto Internacional de Maputo, entre o governo de moçambique e Banco Europeu de Investimento.

O apoio do Banco Europeu de Investimento ao programa de investimento para reabilitação de infra-estruturas aeroportuários foi formalizado em Maputo, na cerimonia de assinatura do contrato por Manuel Chang, Ministro das Finanças, Emanuel Chaves, PCA das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e Artur Magalhães, Administrador Financeiro da Aeroportos de Moçambique e por Carmelo Cocuzza representante do banco para a região Austral de África .

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD ) e o Fundo Fiduciário UE-África para as Infraestruturas, concederão também apoio financeiro, sendo a cooperação entre as instituições financeiras agilizada ao abrigo da Iniciativa de Delegação Reciproca. A operação foi procedida de uma avaliação criteriosa das necessidades de investimento do Aeroporto e de um planeamento rigoroso destinado a minimizar as perturbações  durante as obras.

Este investimento no valor de 20 Milhões de Euros, segundo, Emanuel Chaves, PCA da LAM, será conduzido para a ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Maputo no qual permitirá aumentar a pista asfaltada de 65 para  75 metros, asfaltagem e expansão da placa de estacionamento e melhorar a iluminação da pista.

Estimam-se dois anos para a conclusão da obra sendo que o prioritário é a pista depois as placas e o restante serão detalhes dada a importância dos dois primeiros. Dada a complexidade das obras decorrerão maioritariamente na parte nocturna para não criar constrangimentos ao serviço aéreo neste período.

Chaves disse também que as  obras ja encontram-se numa fase avançada, pois a LAM, já encontrou  consorcio e o empreiteiro.