Politica Governo exige explicações sobre “ terrorismo ”da Renamo

Governo exige explicações sobre “ terrorismo ”da Renamo

O governo representado por Gabriel Muthisse, ministro dos Transportes e Comunicaçoes, exigiu esta segunda-feira em conferência de imprensa, no final da 61ª  ronda negocial com a RENAMO, explicaçoes sobre o ” terrorismo” perpetrado por esta formação politica .

“Nós estamos convencidos que, neste recrudescimento dos ataques entre Save e Muxúnguè,  a Renamo deve explicar ao nosso povo por que, mais uma vez, está a violar os mais elementares direitos humanos, incluindo o direito à vida e o direito de livre circulação de pessoas e bens”, exigiu Muthisse.

Muthisse classificou os novos ataques armadas da Renamo de actos de terrorismo que devem ser bem explicadas. “Por que é que regressam, e com cada vez mais requinte, a práticas de crueldade, de terrorismo, atacando, matando e ferido civis, e destruindo bens úteis para o desenvolvimento do Estado? ”  questionou o ministro.

Apesar do aumento da confrontação armada em Muxúnguè e Gorongosa, o governo e a Renamo continuam sem avanços no diálogo político. Na sessão de ontem, as partes mostraram uma vez mais desentendimentos sobre o processo de unificação das tropas e desarmamento da Renamo.

Foi uma das mais longas sessões do ano, mas voltou a ser igual em termos de resultados. Na 61ª ronda de diálogo, a integração e o desarmamento da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança voltou a dividir as partes.