Politica CNE introduz equipamento para votação electrónica

CNE introduz equipamento para votação electrónica

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apresentou ontem na capital do pais, Maputo, o equipamento electrónico que permitirá a votação electrónica nos próximos processos eleitorais.

Designado Ballot Unit, o equipamento ora introduzido custa cerca de 20 mil meticais e tem a capacidade de processar 3.500 votos.

Dados que tivemos acesso indicam que o mesmo sera usado nos processos eleitorais posteriores ao de 15 de Outubro próximo se os partidos políticos concordarem neste sentido.

Falando no acto da apresentação do referido equipamento, o presidente da CNE, Abdul Carimo disse que aquela tecnologia ainda em fase de expansão e que já foi experimentada em cerca 20 países, sem no entanto mencionar os nomes, ira ajudar a tornar flexível os processos, assim como a redução de votos nulos.

“No nosso contexto, de uma sociedade com altos índices de analfabetismo, a votação electrónica tem amplas vantagens. O uso desta tecnologia reduzirá, por exemplo, o índice de votos nulos”, disse Carimo.

Refira-se que o sistema em alusão está já na sua segunda fase de de discussão, envolvendo partidos políticos e órgãos eleitorais, nomeadamente o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e CNE.

Recomendado para si:  PR Chapo recebe cartas credenciais de 11 novos embaixadores em Moçambique