O Governo dos Estados Unidos da América reafirmou, na segunda-feira, o seu apoio incondicional à utilização de mecanismos pacíficos e democráticos na resolução de qualquer diferendo no processo político moçambicano.
Em nota de imprensa, o Governo dos EUA, através da sua embaixada em Maputo, manifestou a sua veemente condenação do recurso à violência e a ameaças no processo de busca de soluções em qualquer esfera da vida do país.
Na mesma nota, declara-se que as eleições são um dos pilares importantes de afirmação da vontade popular numa democracia, e encoraja-se todos os moçambicanos eleitores a assegurarem a sua participação no processo eleitoral, recenseando-se.
Por outro lado, encoraja-se os moçambicanos a serem o garante dum processo eleitoral onde possam participar em pé de igualdade, assegurando-se a todos os intervenientes uma actividade política sem qualquer impedimento, em todas as etapas do processo, como, por exemplo, no processo de recolha de assinaturas para a apresentação de candidaturas.
“A Embaixada dos Estados Unidos reafirma o seu apoio a todos os processos e mecanismos conducentes a um Moçambique estável, próspero, democrático e pluralista”, conclui a nota que citamos.