Politica Frelimo acusada de preparar greve dos trabalhadores do Conselho Municipal de Quelimane

Frelimo acusada de preparar greve dos trabalhadores do Conselho Municipal de Quelimane

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Está em curso na cidade de Quelimane, província da Zambézia, a preparação duma greve de cinco dias dos trabalhadores do Conselho Municipal, contra o actual presidente do CM, Manuel de Araújo.

Segundo apurou o Canalmoz, a greve está a ser preparada pelo Comité da Cidade do partido Frelimo e tem como alvo o presidente do Conselho Municipal.

Segundo as fontes do próprio partido Frelimo, que falaram na condição de anonimato, o motivo para a greve vai ser a exigência do pagamento do 13o vencimento respeitante a três anos, que, segundo consta, foi suspenso por Manuel de Araújo.

A greve, ainda segundo avançam as nossas fontes, vai consistir na paralisação das actividades de recolha de lixo e de realização de funerais no cemitério municipal. As nossas fontes não divulgaram a data da greve, mas disseram que a mesma está sendo preparada para ser levada a cabo a qualquer momento, e que o próprio presidente do Conselho Municipal não tem conhecimento, porque pretendem apanhá-lo de surpresa.

Os promotores da greve são membros do partido Frelimo que trabalham no Conselho Municipal da cidade de Quelimane, e que, nos últimos dias, têm estado a reunir-se na sede desse partido na capital provincial da Zambézia.

Frelimo confirma

O secretário do partido Frelimo na cidade de Quelimane, John Pita, que foi contactado, confirma que tem conhecimento do assunto, o qual até já foi levantado na recente visita do Presidente da República, Armando Guebuza, à cidade de Quelimane. Pita encontra-se em Maputo a participar da reunião de quadros do partido Frelimo, que está a decorrer na escola desse partido na Matola.

John Pita afirma que tem conhecimento de que os trabalhadores estão a preparar uma greve nos termos da lei, para exigirem o que acham ser seu direito.

Pita classificou a greve como pacífica, mas disse que o seu partido não tem nada a interferir no funcionamento do município. Negou que a mesma esteja a ser preparada pelo seu partido, visando criar problemas ao presidente do Conselho Municipal, e considerou que é aceitável que os trabalhadores exijam os seus direitos.

“Temos conhecimento verbal através dos trabalhadores de que, a qualquer momento, vão entrar em greve. Inclusive este assunto foi levantado na recente visita presidencial a Quelimane”, disse John Pita ao Canalmoz.

Município sem condições para pagar o 13o vencimento

O presidente do município de Quelimane, Manuel de Araújo, diz que a suspensão do 13o vencimento há três anos deve-se ao facto de ter encontrado o município falido e sem condições para pagar esse bónus.

Manuel de Araújo disse que não tem conhecimento de que esteja em preparação uma greve visando sabotar as actividades do município.

“O 13o é um bónus que o Estado paga aos funcionários sempre que haja condições. Mas eu herdei um município falido e sem condições para pagar esse bónus”, disse Araújo, esclarecendo: “Sem que as condições financeiras fiquem restabelecidas não vamos pagar”.

“Se querem entrar em greve ou deixarem de trabalhar, que o façam, mas a verdade é que não temos condições para pagar o 13o [vencimento]”, concluiu o presidente do Conselho Municipal de Quelimane.