Politica Dlhakama poderá recensear-se hoje na Gorongosa

Dlhakama poderá recensear-se hoje na Gorongosa

A Comissão Nacional de Eleições em Sofala confirmou na tarde de quarta-feira, em Sofala, que as oito brigadas do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral já estavam na Gorongosa, com o objectivo de recensearem os 16 mil eleitores que vivem naquela região de intenso conflito, incluindo Afonso Dhlakama, líder da Renamo.

Segundo o director distrital do STAE na Gorongosa, Picardo Afonso, uma delegação de dirigentes da CNE e delegados da Renamo estiveram reunidos à porta fechada na sede da delegação do STAE na Gorongosa com vista a delinear como as oito brigadas irão trabalhar naquelas regiões.

“Desde as 10 horas de hoje, estamos reunidos com todos os membros delegados da CNE e da Renamo na Gorongosa, com vista a dar-se o arranque do processo nas regiões. Sabe-se que ainda há um impasse da entrada da nossa equipa, mas ao que tudo indica, hoje [ontem] estaremos no terreno”, disse.

Embora ainda com dúvidas, o presidente da Comissão Distrital de Eleições na Gorongosa, Zambo Alfixa, disse que o líder da Renamo, Afonso Dlhakama, poderá recensear-se hoje, entre as 8 e as 13 horas, em Vunduzi, local onde supostamente se encontra a residir. Vários jornalistas nacionais e estrangeiros partiram na tarde de ontem para a Gorongosa para cobrirem o acontecimento.

Recomendado para si:  Margarida Talapa apela a justiça social e ambiental na reunião dos Parlamentos do G20

Novos ataques em Muxúnguè

Entretanto, na manhã de ontem, duas pessoas contraíram ferimentos graves, resultantes dum ataque armado que ocorreu na região entre Zove e o rio Gorongosa, no distrito de Machanga, em Sofala.

Segundo o médico-chefe do hospital rural de Muxúnguè, Pedro Viramão, trata-se de um militar das FADM e um civil, que sofreram tiveram ferimentos nos membros por terem saltado das respectivas viaturas.