O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, vai conceder na manhã desta sexta-feira, 23 de Maio, uma conferência de imprensa via telefone, a partir da já celebrizada “parte incerta”.
Não foi divulgado o tema da conferência de imprensa para a qual os jornalistas foram convidados, na sede nacional destepartido na cidade de Maputo. António Muchanga, porta-voz do presidente da Renamo, informou apenas que Dhlakama pretende falar sobre a situação actual do país.
Esta é a segunda conferência de imprensa que Afonso Dhlakama, actualmente a viver algures no distrito da Gorongosa, província de Sofala, vai conceder aos órgãos de comunicado social.
Mas a sua última aparição pública aconteceu no passado dia 8 de Maio, quando se recenseou naquele ponto do país. Antes, havia dado uma sequência de entrevistas exclusivas aos meios de comunicação social. As duas primeiras foram conduzidas pelo jornalista Fernando Veloso, director do Canal de Moçambique.
O líder da Renamo é candidato presidencial daquele partido nas próximas eleições gerais marcadas para 15 de Outubro do corrente ano. Os outros dois candidatos já anunciados, nomeadamente Filipe Nyusi, do partido Frelimo, e Daviz Simango, do Movimento Democrático de Mocambique, já estão em pré-campanha rumo às eleições.
O regresso do líder da Renamo, que está sendo perseguido pelas Forças de Defesa e Segurança, é condicionado a um possível acordo com o Governo nas negociações que já registam impasse há três meses. Recentemente, a Renamo declarou um cessar-fogo unilateral.