A universidade “A Politécnica” inaugurou, na semana passada, na cidade de Nampula, o seu novo campus universitário, numa cerimónia que se seguiu à graduação de 95 licenciados em diversos ramos do saber pela Escola Superior de Estudos Universitários de Nampula.
Os 95 estudantes são das áreas de administração e gestão de empresas, ciências jurídicas, contabilidade e auditoria, estudos de desenvolvimento, engenharia civil e gestão de recursos humanos.
Na ocasião, o Presidente da República, Armando Guebuza, apelou para a necessidade de os quadros graduados terem o espírito de empreendedorismo, não só para a promoção do auto-emprego, como para contribuirem, assim, para o desenvolvimento do país.
O Presidente da República declarou que frequentar o ensino superior é uma honra: “É uma honra porque ainda é acessível a muito poucos compatriotas. Não tanto por razões materiais e financeiras, na medida em que as nossas políticas de ensino superior têm garantido que este ensino, do ponto de vista material, não seja um privilégio de poucos. A razão de serem poucos no acesso a este ensino deve-se ao facto de o seu crescimento não poder ser ao ritmo das necessidades e da demanda nacional”