Sociedade Criminalidade Polícia neutraliza supostos ladrões que aterrorizavam turistas em Bilene-Macia

Polícia neutraliza supostos ladrões que aterrorizavam turistas em Bilene-Macia

A Polícia da República de Moçambique, na vila de Bilene, diz ter neutralizado uma quadrilha que aterrorizava turistas naquele ponto da província de Gaza. Inocêncio Mateus Dimande e Flávio Mandlate, jovens de 28 e 29 anos de idade, respectivamente, foram detidos na semana passada na província de Gaza, indiciados de serem os autores de roubo de computadores portáteis e televisores plasmas em residências de turistas na vila municipal de Bilene.

Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza, Jeremias Langa, o primeiro indivíduo, neste caso Inocêncio Dimande, foi detido no bairro 3 da Macia, e o segundo, Flávio Mandlate, foi preso no bairro Marien Ngoabi, na cidade de Xai-Xai.

O porta-voz disse que os dois indiciados de serem os que “aterrorizavam a Praia de Bilene” são confessos, sobretudo o Inocêncio Dimande, residente no Posto Administrativo de Chongoene, distrito de Xai-Xai, tido como o autor material dos furtos. Flávio Mandlate, residente na Macia, é tido como a pessoa que transportava com a sua viatura de marca Honda Stein os equipamentos roubados e depois procurava clientes para a compra.

Ainda de acordo com o senhor Jeremias Langa, Inocêncio Dimande era procurado em Chongoene, de onde havia fugido, depois de ter roubado uma mota.

A fonte acrescentou que a Polícia recuperou na posse deles seis televisores plasmas, três computadores portáteis e dois amplificadores de som que haviam sido roubados, para além de uma catana e uma faca. Referiu, por outro lado, acreditar que mais pessoas façam parte da rede que actuava com recurso a uma catana para amedrontar as suas vítimas e uma faca para desfazer as fechaduras “apesar dos dois afirmarem que actuavam sozinho”.

Na Praia de Bilene, ainda segundo Jeremias Langa, “a onda de furtos subiu bastante” nos últimos tempos, sobretudo nos dias 15 e 17 de Fevereiro corrente, nove residências de turistas foram arrombadas durante esses dias.

Comandante da PRM tranquiliza agentes económicos

Entretanto, o comandante provincial da PRM em Gaza, João Mahunguele, reuniu-se no último sábado na cidade de Xai-Xai com os agentes económicos locais para lhes tranquilizar.

Segundo soube o Canalmoz, João Mahunguele terá garantido aos empresários o reforço da segurança não só na cidade de Xai-Xai, mas também em toda a província de Gaza.

Em contrapartida, os agentes económicos prometeram a Mahunguele comprar duas motos para a 1ª Esquadra da PRM em Xai-Xai e futuramente uma viatura para além de outros recursos.