Economia Agricultura Nampula prevê produzir pouco mais de 6 milhões de toneladas de comida

Nampula prevê produzir pouco mais de 6 milhões de toneladas de comida

A província de Nampula, a norte de Moçambique, prevê produzir na campanha agrícola 2013-2014 6.580.275 toneladas de culturas diversas, entre alimentares e rendimento numa área estimada em 1.902.642 hectares.

Falando na cerimónia do lançamento da campanha agrícola 2013-2014 decorrida a nível nacional na última sexta-feira (8) a governadora de Nampula, Cidália Chaúque, disse que uma das formas de garantir a produção é a utilização de tecnologias melhoras, “incluindo semente qualificada, fertilizantes e sistemas de rega com recurso a represas”.
“Por outro lado, devemos evitar as queimadas descontroladas e de todas as práticas nocivas à produção e, pautarmos pela agricultura de conservação” – apelou a chefe do executivo de Nampula.

Entretanto, na ocasião, o Governo de Nampula reconheceu os actores que mais se destacaram na campanha agrícola 2012-2013, tendo, com efeitos, oferecido meios para incentivar o aumento da produção e produtividade por parte destes.

Destacaram-se no reconhecimento os melhores extensionistas da rede pública, os melhores produtores e a mulher produtora.